Introdução ao AWS Trusted Advisor

O Trusted Advisor inspeciona a sua infraestrutura AWS e fornece recomendações de melhores práticas onde houver oportunidades de economia, melhora a disponibilidade dos ambientes assim como a performance e também aponta gaps de segurança. Este são os cinco pilares de do Trusted Advisor:

        Cost Optimization

        Performance

        Security

        Fault Tolerance

        Service Limits

As checagens são baseadas nas melhores práticas identificadas pelos experts AWS em cada serviço AWS. Para cada checagem o TA fornece recomendações baseadas em um recurso específico que está sendo inspecionado. A imagem a seguir mostra o resumo das checagens.

A checagem é realizada em todas as regiões e apresenta os resultados agregados.

As contas AWS que tem o nível de suporte Business ou Enterprise tem acesso a todas as checagens. Estes níveis de suporte também garantem acesso via APIs, integração com o CloudWatch e refresh automático das checagens.

Contas AWS com nível de suporte Basic ou Developer tem um número de checagens limitado e somente pela console.

Para baixar as checagens realizadas clique em Download all checks.

O Excel traz uma aba para cada checagem.

Em Preferences é possível configurar o envio automático de e-mails com as atualizações do Trusted Advisor para contas AWS com suporte Business ou Enterprise.

Para concluir a configuração do envio de e-mails é preciso que o cadastro de e-mails esteja completo, para isto basta verificar em Account Settings.

Podemos ver os detalhes de cada checagem e as ações recomendadas para remediação.

Por exemplo, verificando no pilar Security podemos ver que nesta conta AWS temos Access Keys não rotacionadas e qual a ação recomendada.

É possível também filtrar as checagens por tags, tipo de checagem ou palavra-chave.

Também é possível excluir um recurso de uma checagem. Por exemplo, no pilar Cost Optimization, selecione o recurso a ser excluído da checagem e clique em Exclude e Refresh.

Esta opção é reversível já que os recursos podem voltar a ser incluídos nas checagens.

É possível interagir com o Trusted Advisor usando APIs ou integrar com o CloudWatch para o envio de alertas.

É recomendável habilitar o Trusted Advisor na conta que gerencia o Organizations e assim ter uma visão geral sobre as checagens em todas as contas que fazem parte do Organizations.

It’s done!

Bruno Veiga

Bruno Veiga

Arquiteto Cloud e Arquiteto de Soluções. Me dedicando em compartilhar conhecimento e ajudar empresas a encontrar as melhores soluções tecnológicas para os problemas do negócio com agilidade, segurança, equipes alinhadas e dentro do orçamento.